20.11.08

NATAL na BE

Ao aproximar-se a quadra natalicia as alunas da turma CEF - 8º F, Acompanhante da Acção Educativa, na disciplina de Formação Tecnológica 4, empenharam-se activamente na decoração da Biblioteca.

Com muito trabalho e dedicação, tudo foi pensado ao pormenor.

O Pai Natal à porta desperta a curiosidade e convida à entrada.

As cores, os cheiros e os adereços criam um ambiente festivo e agradável.


O resultado tem sido muito apreciado pela comunidade escolar, estando estas meninas de parabéns!

BOAS FESTAS!

BOM NATAL!

12.11.08

"Maldita Matemática"

Os alunos do 7º ano da nossa escola que assistiram ao espectáculo "Maldita Matemática" consideraram-no como interessante e motivador, tendo sobretudo ajudado a ver a disciplina de Matemática com outros olhos.
Seguem-se algumas opiniões dos nossos alunos:

"Foi muito interessante ver como se pode fazer uma história a partir de um problema de Matemática.
Adorei as personagens, representaram muito bem. Misturou a Língua Portuguesa com a Matemática. Adorei!"
Patricia Silva, 7º A
"A peça foi interessante, embora algumas pessoas tivessem dito que era mais para a primária. Adorei a parte em que se resolveu o problema, fazendo uma aventura maravilhosa. Podia haver mais peças este ano lectivo."
Cátia Santos, 7º A
"Eu achei a peça muito interessante porque nos ajudou a tentar compreender um problema de Matemática usando a nossa imaginação. Também gostei desta actividade escolar, porque tivemos oportunidade de conviver com outras pessoas da nossa idade e outras mais novas."
Filipa Guardado, 7º A
"Gostei. Acho que pode ser um incentivo para quem não gosta de Matemática e uma forma de mostrar como a disciplina pode ser divertida e simples. Acho que os actores estiveram muito bem. Achei a parte final muito interessante em que nos foi possível fazer perguntas."
Iara Gomes, 7º A
"Eu gostei e acho que foi motivador para quem viu. Serviu para mostrar que às vezes as coisas estão mesmo à frente dos nossos olhos e não as vemos."
André T., 7º A
"Gostei da forma como os personagens mostravam aos alunos que devem acalmar antes de um teste."
Nuno Silva, 7º B
"Adorei esta peça, pois tinha muita imaginação; a imaginação dá vida às coisas."
Rafaela Henriques, 7º B
" Eu gostei, porque a representação mostra uma maneira divertida de resolver problemas, não só de Matemática, mas também os problemas do dia-a-dia."
Bruno Miguel, 7º B
" Eu gostei da ideia em si, mas a representação e o cenário estavam demasiado infantis.
A ideia é genial, é ver um problema "chato" transformado numa história maravilhosa; enfim, é ver Matemática com imaginação."
Elvis Borges, 7º B
"Eu gostei da representação porque nos ensina a resolver problemas matemáticos."
João Fajardo, 7º B
"Apreciei a peça porque gostei do 7."
Marco Figueiredo, 7º B
" A Maria não gostava de Matemática, ... teve a ajuda do Sete, ... resolveu o problema no teste imaginando uma história."
Sarah Marques, 7º B

2008 Ano Internacional do Planeta Terra - Planeta Mágico na ESBM



Entre os vários eventos e actividades programados para o triénio 2007-2009, destacamos o projecto “Há uma só Terra!”, que traz às escolas o “Planeta Mágico”, um ecrã esférico que permite projectar imagens e animações no Globo a 360 graus.
Esta inovadora tecnologia multimédia permite observar diferentes temáticas das ciências da Terra – Tectónica de Placas, Atmosfera, Mudanças Climáticas –, demonstrando como o nosso “Planeta Vivo” está a passar por uma situação de fragilidade face à desmedida acção humana.
Depois de uma exaustiva semana de sessões, a avaliação geral das actividades acabou por ser muito confortante: visitaram, ao longo das sessões programadas, 16 turmas, num total aproximado de 300 alunos. Foi dada a possibilidade a alguns destes alunos fazerem uma avaliação geral das actividades e os resultados expressam o seu sucesso: cerca de 90% dos 56 alunos que registaram a sua apreciação revelou ter gostado bastante ou muito da exposição.
Para além das sessões programadas, há a referenciar que o “Planeta Mágico” esteve disponível, nas tardes de Quarta-feira e Quinta-feira (dias 5 e 6 de Novembro) para visitas livres. Neste período, muitos foram aqueles que acabaram por “espreitar” esta nova tecnologia, demonstrar a sua curiosidade face ao que era observado e solicitar todo o tipo de esclarecimentos.

11.11.08

Outubro - Mês Internacional da BE

Outubro foi o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Bibliotecas Escolares de todo o mundo, incluindo a nossa, associaram-se às comemorações, dinamizando várias actividades que podes conhecer clicando aqui.

5.11.08

"Maldita Matemática"

Os alunos do 7º ano foram assistir, no auditório do Municipal, ao espectáculo "Maldita Matemática, produzido por Dois Pontos - Associação Cultural.
Esta actividade, integrada no Plano de Actividades da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás nas acções de promoção do livro e da leitura foi articulada com a Biblioteca Escolar e o Departamento de Matemática.



"O espectáculo Maldita Matemática, baseado no texto homónimo de Álvaro Magalhães e nos versos do Pequeno Livro de Desmatemática, de Manuel António Pina, relata a viagem que passa pelo mundo dos números...
Maria tem um teste de Matemática... na véspera do teste, depois de muita brincadeira e pouco estudo, Maria deita-se, adormece e começa a sonhar... No sonho, Maria encontra-se num mundo povoado por números... Aparece um Sete que estará a fazer revisões para o teste de poesia... E depois? E Depois?... Ao longo da apresentação do espectáculo, os espectadores divertem-se com a aventura da maria e do seu amigo Sete..."