21.11.16

Comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar

No âmbito da comemoração do mês das Bibliotecas, a equipa da biblioteca escolar do Agrupamento de escolas Figueira Mar iniciou o seu programa com a dinamização das atividades «Versos à solta» e «Giro pela B.E.», duas iniciativas que têm como objetivos principais reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e consciencializar para o seu valor no processo de ensino-aprendizagem.
Com a atividade «Versos à Solta» pretende-se também incentivar o prazer de ler e divulgar o conhecimento de poetas de língua portuguesa, apelando-se à participação de toda a comunidade educativa.  
Após a seleção de poemas de autores de língua portuguesa, foram retirados dois versos a cada um e procedeu-se à distribuição dos poemas, sendo solicitado aos leitores que identifiquem os versos em falta, os quais se encontram (à solta) no espaço da escola. Depois de completarem o seu poema, os alunos são convidados a lê-lo na biblioteca escolar. 
A divulgação desta atividade foi realizada pelos alunos do 10.º ano do curso profissional Técnico de Apoio Psicossocial, que demonstraram muito empenho e entusiasmo.
O jogo «Giro pela B.E.» põe à prova os participantes, testando as suas capacidades relativamente às seguintes categorias: Trava-Línguas», «Leitura Expressiva», «Quem é o autor?», «Rima e faz sentido», «Verso em falta» e «Títulos em mímica».
No dia 24 de outubro, serão apurados, por sorteio, de entre os participantes, os vencedores de cada uma das atividades, os quais receberão um vale de 10€ para compra de um livro.
Estão ainda previstas outras iniciativas, nomeadamente a formação de utilizadores, uma visita à biblioteca Joanina, em parceria com a Biblioteca Municipal, e «Uma noite na biblioteca».
Não há como justificar o facto de não frequentar a biblioteca escolar!







Sem comentários: